quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Enquete do dia.



O QUE ACHA DOS VEREADORES ATUAIS?

São todos atuantes e dedicados.

Não são atuantes e desaparecem.

Na verdades até me esqueço deles.

Tem um que é nota dez,más o resto!

Desaparecem quando precisam deles.

Todos devem se reeleger.

Nenhum deve reeleger.












domingo, 2 de setembro de 2007

Participação Cidadã e Controle Social


Participação Cidadã e Controle Social
A abertura de canais para a participação cidadã nas decisões de governo é de fundamental importância para a educação política da sociedade. E o controle social dos atos da administração pública é um direito de cidadania.
Porém, a política do governo tucano não permite a participação e dificulta o controle das ações do governo. Um exemplo desta censura é a não implementação do orçamento participativo no Estado de São Paulo. Essa triste realidade não pode continuar. E para a combatê-la defendemos as seguintes ações:
Continuar a luta pela implantação do Orçamento Participativo Estadual, através da aprovação do PL 02/01;
Acompanhar o funcionamento e lutar pela democratização dos Conselhos Setoriais de Políticas Públicas (Conselho Estadual de Saúde, Conselho Estadual de Educação, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Comitê de Bacias Hidrográficas);
Criar os "governos regionais";
Fortalecer o Fórum Paulista de Participação Popular;
Consolidar e fortalecer o Conselho Político do Mandato;
Incentivar os projetos de leis de iniciativa popular;
Lutar pelo combate ao "tráfico de influências", ao "fisiologismo político", aos "despachantes de luxo" e à "troca de favores";
Incentivar debates, seminários e audiências públicas com a finalidade de formular políticas públicas;
Prestar contas das atividades do mandato;
Lutar pela implantação da Defensoria Pública com a finalidade de garantir a universalização de acesso ao judiciário;
Estabelecer critérios racionais para a prestação dos serviços públicos, como a desburocratização, informações via internet, informatização e protocolos transparentes.

Exclusão Digital no Brasil


Os números da exclusão digital no Brasil

Apenas 12,4% da população brasileira tem acesso a computadores. Quanto ao acesso à internet, o índice é ainda menor 8,3%. Cerca de 97% destes, se concentram em áreas urbanas, acentuando o desnível e deixando as zonas rurais praticamente na escuridão digital.

Aproximadamente 1 milhão de pessoas estão aderindo à informática a cada 4 meses, média de 250 mil por mês. Desde 2000, a taxa de brasileiros com acesso a computadores avançou de 10% para 15% do total da população. Números ainda não satisfatórios, já que, 150 milhões de pessoas continuam sem acesso a essas máquinas, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Comitê para Democratização da Informática (CDI).

Os cinco Estados mais incluídos Os cinco Estados menos incluídos
1º Distrito Federal 1º Maranhão
2º São Paulo 2º Piauí
3º Rio de Janeiro 3º Tocantins
4º Santa Catarina 4º Acre
5º Paraná 5º Alagoas
Um dado curioso, detectado pelo estudo, é o acesso por etnia, ou seja, raças:
Amarelos (descendentes de orientais) 41,7%
Brancos 15,1%
Pardos 4%
Índios 3,8%
O mapa da exclusão mostra que o desempenho dos alunos que possuem computador em casa é superior aos demais. A nota deles é 17% maior em Matemática e 13% maior em Português. A renda média das famílias que dispõem de computador é de R$ 1.677,00, contra R$ 569 do total da população ocupada no país. Os dados apontam que, em igualdades de condições socioeconômicas, o acesso dos brancos aos computadores em casa é ainda 167% superior ao dos não brancos. Do ponto de vista regional, igualando-se as condições, as chances de acesso à informática em São Paulo são oito vezes maiores do que no Piauí, por exemplo.

No Brasil
12,4% tem acesso a computadores, o equivelente a 26,7 milhões de pessoas
8,3% são conectados à internet
Aproximadamente 150 milhões de pessoas não têm acesso à informática
Quanto aos alunos matriculados no ensino fundamental regular, 23,9% estão em escolas com acesso a computadores. São Paulo (49,7%), Paraná (37,2%) e Rio de Janeiro (34,4%), são os três Estados brasileiros com maior grau de inclusão digital nesta etapa.
São Paulo - o levantamento revela que o Estado apresenta um índice de 21,8% da população com acesso aos computadores ficando atrás do Distrito Federal (25,3%) e à frente do Rio de Janeiro (17,9%). As três cidades brasileiras com maior adesão à informática são: São Caetano do Sul - SP (41%), Niterói - RJ (34%) e Santos - SP (33%).
Ranking dos 10 municípios paulistas com maior adesão à informática
Municípios Taxa de Inclusão %
São Caetano do Sul 41,10%
Santos 33,04%
Vinhedo 27,82%
Campinas 27,79%
Águas de São Pedro 27,69%
Santo André 26,94%
Jundiaí 26,69%
Valinhos 26,48%
São Bernardo do Campo 25,85%
São Paulo 25,47%

Ranking dos 10 municípios paulistas com menor adesão à informática
Municípios Taxa de Inclusão %
Turmalina 0,72%
Planalto 0,63%
Emilianópolis 0,62%
Itaóca 0,36%
Marinópolis 0,36%
Iaras 0,28%
Taquarivaí 0,28%
Barra do Chapéu 0,25%
Santa Clara D' Oeste 0,23%
Jeriquara 0,12%
Fontes: Fundação Getúlio Vargas (FGV), Comitê para Democratização da Informática (CDI), Sun Microsystems e USAID

O Papel do Vereador


O Papel do Vereador
O papel do Parlamentar, segundo a visão jurídica, é a elaboração e votação de proposituras (Indicações, Requerimentos, Resoluções, Projetos de Leis etc.) e a fiscalização, interna, do Poder Legislativo e, externa, do Poder Executivo, além de participar de decisões políticas de interesse dos Municípios, Estados e União. É importante ressaltar que ninguém pode substituir o Parlamentar no exercício de sua função. Por isso, o vereador, o deputado estadual ou federal e o senador devem exercer o mandato com o máximo de eficácia possível, sob o risco de manchar a sua imagem e a do partido que representa. Neste sentido precisa ser sério e, ao votar qualquer propositura, necessita analisá-la com a profundidade devida, como impacto político, social, ambiental, econômico, jurídico e nível de prioridade. É preciso pensar sempre na cidade, no estado e no país como um todo, pois sem esta análise não é possível votar conscientemente.
Todavia, o parlamentar não pode ficar apenas no aspecto jurídico do mandato. Ele é também um agente de transformação social e das relações entre o Estado e a sociedade e, ainda, um porta-voz dos cidadãos e cidadãs no Legislativo, sob a ótica do partido político ao qual é filiado e, portanto, deve fidelidade.
O Parlamentar sério tem obrigação de combater o clientelismo político, o tráfico de influências, a troca de favores e a corrupção. Precisa contribuir com a organização e conscientização da sociedade ao levar informações corretas para a população e colocando o seu gabinete a serviço das mudanças positivas.
Para isso, é fundamental lutar para que a "máquina administrativa" seja transparente, por igualdade de condições no acesso aos serviços públicos, pela participação da sociedade na definição de prioridades e discussão pública do orçamento, seja na esfera municipal, estadual ou federal, pois estão contidos no orçamento quais as prioridades do governo para o ano seguinte, e não existe democracia sem que a sociedade possa dizer de quem arrecadar e onde gastar o dinheiro público.
Para que o Parlamentar exerça a sua função de maneira eficaz, ele precisa de estrutura, como assessoria, veículo, meio de comunicação com a população, muitas vezes esta estrutura é olhada pela população como sendo mordomia, mas na realidade é utopia exercer o mandato de maneira eficaz sem estrutura adequada no gabinete.
Ressaltamos que em diversos locais o Poder Executivo tem toda a estrutura e, ainda, acaba comprando Parlamentares fisiológicos com cargos, o que é um absurdo. Evidentemente, não estamos falando das pessoas que ocupam cargos com a finalidade de ajudarem a executar o programa de governo eleito nas urnas, apenas estamos nos referindo aos parlamentares e executivos que indicam e nomeiam cargos de confiança com finalidade fisiológica e compra de votos no legislativo.
Acreditamos, que dentre os parlamentares os vereadores têm um papel de suma importância dentro dos seus respectivos municípios, pois é aquele que está mais próximo do cotidiano da sociedade local. É muito difícil conversar com o prefeito, os deputados e os senadores, porém é muito fácil encontrar um vereador e chegar até as sessões das Câmaras Municipais.
Por isso, defendo que os vereadores descubram suas forças e façam cumprir suas prerrogativas e, portanto, exerça um papel muito mais nobre que fazer clientelismo político, troca de favores, assistencialismo pequeno. A nobreza do vereador está em fiscalizar os atos da administração pública, em lutar pelos direitos dos cidadãos e cidadãs e debater políticas públicas locais e regionais.

sábado, 1 de setembro de 2007

Sansung 732N


Samsung Lança no Brasil Monitor LCD 732nPlus
Autor: Marcelo Braga
Mais Informações: http://www.samsung.com/br/products/monitor/lcdanalog/732nw.asp
A Samsung lança no Brasil o monitor de LCD Samsung 732NW, que foi premiado no IF Product Desing Award 2007. O modelo possui tela widescreen de 17 polegadas com campo de visão a 160º. A resolução máxima é de 1440x900, o contraste de 600:1, o tempo de resposta de 5ms e brilho de 250cd/m².

Ele conta com a Samsung Magic Technology, um conjunto de recursos tecnológicos através dos quais o usuário pode realizar ajustes (inclusive alterar o menu através do mouse).

O preço sugerido é de R$ 729

Monitores lcd


Tudo o que você precisa saber sobre monitores LCD
Autor: Marcelo Braga

Os monitores de cristal líquido (LCD), antes um produto restrito aos notebooks, são, nos principais mercados do mundo, uma realidade para desktops. É questão de tempo para os monitores de cristal líquido tornarem-se, no Brasil, tão populares quanto eles são em outros países. As três grandes vantagens deste tipo de monitor são o menor espaço que ele ocupa na mesa (especialmente modelos de 17" para cima), o menor consumo elétrico e a total ausência de cintilação (flickering), mesmo com a taxa de atualização configurada em 60 quadros por segundo (60 Hz). Sua grande desvantagem ainda é o preço – cuja tendência é cair tão logo os monitores de LCD sejam fabricados em larga escala no Brasil pelos principais fabricantes. É sempre interessante lembrarmos que o preço dos monitores convencionais (CRT) só caiu de verdade depois que os principais fabricantes começaram a produzi-los maciçamente aqui no Brasil.

O principal problema do LCD é que ele tem uma resolução "nativa" e teoricamente o monitor só pode trabalhar nesta resolução. Se o LCD é rotulado como sendo 1024x768, muito provavelmente esta é a sua resolução nativa. Se você não configurar o seu monitor LCD em sua resolução nativa, três coisas podem acontecer:

1. A imagem ficará com detalhes "quadrados", sem definição.

2. O monitor centralizará a imagem na nova resolução, diminuindo o tamanho da imagem e deixará um espaço preto entre a imagem e a borda da tela. Por exemplo, se a configuração nativa é 1024x768 e você desceu a resolução para 800x600, isto significa que existem 224 pixels sobrando na horizontal e 168 pixels sobrando na vertical. A imagem será centralizada e haverá 112 pixels apagados (pretos) acima e abaixo da imagem e 84 pixels apagados (pretos) nos lados da imagem.

3. O monitor tentará "esticar" a imagem para que o espaço preto ao redor da imagem não apareça, preenchendo toda a tela, através de uma técnica de interpolação. No entanto, nenhuma técnica de interpolação é 100% perfeita e você sentirá que a imagem tem melhor qualidade (nitidez) na resolução nativa da tela. Em geral você sentirá que a imagem fica ligeiramente "fora de foco" quando o monitor não está em sua resolução nativa.

Qual destas três coisas acontecerá dependerá do modelo do monitor; a escolha é do fabricante. É por este motivo que você tem que tomar cuidado na hora de comprar um monitor LCD ou de um notebook. De preferência, escolha um que tenha uma resolução nativa em que você se sentirá confortável em usar em comparação ao tamanho da tela. Não adianta comprar um monitor LCD de 14" com resolução nativa de 1280x1024; a imagem só terá nitidez perfeita nesta resolução, mas em compensação você não conseguirá ver quase nada na tela, dado ao tamanho reduzido dos ícones, menus, etc.

O segundo grande problema dos monitores de cristal líquido é o seu desempenho. O desempenho é dado em uma característica chamada tempo de resposta, medido na ordem de milissegundos. O tempo de resposta mede a velocidade do monitor em desenhar a tela. Se este tempo for muito alto (ou seja, o monitor for lento), você verá imagens borradas quando for rodar jogos 3D no micro. Com monitores LCD com um tempo de resposta de 25 ms ou menos você não terá muitos problemas, sendo valores a partir de 16 ms para baixo o ideal para gamemaníacos.

Por fim, a terceira características dos monitores LCD que você precisa saber chama-se relação de contrate e mede a diferença de luminosidade entre o branco máximo e o preto que o monitor é capaz de gerar. Quanto maior este número, melhor, pois mais diferenças entre cores parecidas você passa a distinguir. Um monitor LCD com relação de contrate 450:1 é melhor que um monitor com relação de 400:1, por exemplo